INTRODUÇÃO

A atual situação da leitura no Ensino Médio é muito preocupante para toda a comunidade dos profissionais da educação, pois eles notam, de acordo com o que foi pesquisado, que os alunos não vêm demonstrando interesse por essa prática. O entendimento do que seja leitura vem sendo distorcido, associado a algo tedioso e forçado, conforme se percebeu em dados estatísticos de empréstimos de livros na biblioteca do Colégio Christus Dionísio Torres. O presente estudo nasce da inquietação de compreender porque um número significativo de estudantes afirma apresentar aversão à leitura dos clássicos. Desse modo, visa-se, nesta investigação, à formação da Comunidade de Jovens Leitores com alunos de 9° ano do Ensino Fundamental, tendo por objetivo utilizar a literatura lúdica como referencial para a construção do hábito da leitura. Escolheu-se a abordagem qualitativa na orientação metodológica deste estudo, utilizando as estratégias da pesquisa-ação, oriunda da Psicologia Social. Realizaram-se quatro encontros com o grupo de jovens, constituindo assim o surgimento da comunidade.

A leitura possui três caracteres: lúdico, formativo e informativo. Trabalhou-se nessa ordem para que os jovens, inicialmente, gostem de ler; posteriormente, saibam elaborar visões críticas bem fundamentadas e; finalmente, recebam as informações e saibam como utilizá-las de forma produtiva e consciente.

A partir do levantamento bibliográfico e da experiência com a formação do grupo, verificou-se que um trabalho de constituição de uma comunidade de jovens leitores é viável, haja vista a demanda dos participantes e que a leitura é um ato que pode ser trabalhado de modo criativo e inovador.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: