2° Encontro – 01/09/2008

Este encontro foi decisivo para o futuro da CJL. Percebeu-se um “amadurecimento literário” que não se esperava logo de início. Os integrantes solicitaram textos mais interpretativos e da literatura de mistério, a exemplo dos contos policiais e fantásticos.

Textos Trabalhados

O Homem Nu – Fernando Sabino

A Aliança – Luís Fernando Veríssimo

Natal na Barca – Lygia Fagundes Telles

Presença: 6 integrantes

Distribuíram-se os textos anteriormente citados e o momento de leitura teve início. Após a leitura do grupo, começamos a prática do “multiálogo”, que permitiu uma série de conclusões a respeito das devidas leituras para a formação do leitor. Aqui seguem em forma de tópicos:

1) O texto que mais os atraiu foi Natal na Barca. Ao serem questionados a respeito dessa escolha pelo conto de mistério em detrimento dos contos cômicos, constatamos que o fator previsibilidade foi o que a definiu. Eles disseram que o conto de suspense mantinha uma dúvida na história até o seu desfecho, o que os motivara a lê-lo. É essa incógnita, relacionada aos elementos do conto, que deve se ter como uma das ferramentas para a formação do hábito da leitura. Quando se perguntou da preferência entre os dois contos cômicos, os leitores demonstraram maior interesse pelo A Aliança, e ao questionar o porquê dessa opção, foi-nos confirmada a observação anterior: eles não sabiam qual seria a ação do protagonista e a reação da esposa quanto ao ocorrido com a aliança.

2) Esse foi o segundo encontro que exploramos o autor Fernando Sabino. Propôs-se a leitura dos considerados melhores contos desse escritor, mas a receptividade do grupo não foi a esperada. Não se observou interesse suficiente para continuarmos as atividades com esse autor.

3) Ao final desse momento, os leitores pediram contos mais interpretativos e levantaram a possibilidade de lermos poesia na CJL.

A qualidade dos encontros vem, gradativamente, aumentando. A quantidade de integrantes não nos preocupa momentaneamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: